Tratamento da Disfunção da ATM / Dor Orofacial

O principal indicativo de uma alteração na ATM é o estalido, normalmente acompanhado de dor que se manifesta na cabeça, face, pescoço, olhos e dentes. A ausência de dor não é sinal de normalidade. O estalido, por si só, já traduz problemas de disfunção de ATM.

Mas afinal de contas, o que é ATM?

ATM é a abreviatura de “Articulação Têmporo Mandibular”. Essa articulação situa-se logo à frente do ouvido e é responsável pelos movimentos executados pela mandíbula. A causa principal da necessidade do tratamento da disfunção de ATM é a Maloclusão (relacionamento inadequado entre os dentes da maxila e mandíbula) e um dos causadores pode ser o stress, os hábitos parafuncionais e algumas doenças sistêmicas ou hormonais capazes de contribuir, modificar ou colaborar no seu aparecimento.

Para que se tenha idéia sobre a importância do tratamento de disfunção da ATM e desta patologia, cerca de 50% dos casos de cefáleia (dor de cabeça) crônica são provenientes de disfunção de ATM.
Esclarecendo dúvidas freqüentes sobre Disfunção da ATM / Dor Orofacial:

1 - Como se faz o tratamento de Disfunção de ATM?
Através de placas de mordida, aparelhos ortodônticos, medicação e reabilitação protética, conforme o caso. A clínica Masuda Saúde e Odontologia oferece o que há de melhor em tratamentos da disfunção de ATM.

2 - Como saber se tenho dor de ouvido ou se preciso de Tratamento para a Disfunção de ATM?
A proximidade entre a ATM e o ouvido pode ocasionalmente confundir o paciente sobre o local de origem da dor. Na realidade, a dor de ouvido é diferente da dor de ATM, onde no tratamento da disfunção da ATM não manifesta febre, não eliminam secreções pelos ouvidos e não são acompanhadas por quadros infecciosos das vias aéreas superiores.

3 - Quem tem disfunção de ATM pode mascar chiclete?
Para os pacientes que necessitam do tratamento de disfunção da ATM, o uso de goma de mascar pode ser contra indicado, quando o problema de abertura bucal for decorrente de fadiga muscular, pois pode trazer mais prejuízo aos músculos. Nos casos em que essas limitações forem decorrentes de cirurgias, pode vir a ser utilizado (a critério do profissional) para melhorar os movimentos de abertura da boca.

Quanto mais rápido for feito o diagnostico e posterior tratamento de disfunção da ATM, mais fácil será de controlar os sintomas, pois após a doença instalada, é quase sempre progressiva.