Você está aqui

Próteses Dentárias

Próteses Dentárias Fixas ou Removíveis.

As Próteses Dentárias podem ser removíveis (onde o paciente pode tirar sempre que o desejar) ou fixas (cimentadas ou parafusadas aos implantes ou dentes onde somente o dentista pode retirá-las). Ambas podem ser unitárias, parciais ou totais (as fixas só podem ser totais no caso de implantes).

Próteses Dentárias Removíveis:

As Próteses Dentárias Removíveis podem ser parciais e totais. As Próteses Dentárias parciais removíveis podem ser totalmente em acrílico ou possuir uma parte metálica chamada de armação e destinam-se a substituir um ou mais dentes. As Próteses Dentárias parciais removíveis em acrílico são as mais baratas e deveriam ter apenas um caráter temporário. Estes tipos de Próteses Dentárias são mantidas na boca pelas retenções presentes nos dentes que ainda restam. Apóiam-se nos tecidos moles e no caso de algumas com armações metálicas também nos dentes naturais ainda presentes ou implantes.
As Próteses Dentárias totais removíveis, mais conhecidas como dentaduras, são normalmente em acrílico e destinam-se à substituição de todos os dentes, sendo suportadas apenas pelos tecidos moles e estrutura óssea subjacente. No caso da Prótese Dentária total superior, o efeito de vácuo entre a superfície interna da prótese, o palato e gengiva garante boa retenção desde que não haja uma rebsorção óssea muito grande. Já na prótese inferior as condições de estabilidades são sempre mais delicadas.. Nestas situações uma boa solução é recorrer a fixação em implantes.
Os dentes utilizados tanto nas Próteses Dentárias parciais quanto nas totais são normalmente dentes pré-fabricados em acrílico. Podem eventualmente ser usados dentes pré-fabricados em porcelana a pedido do paciente. Haverá um custo acrescido neste caso. Os dentes de porcelana têm a vantagem de resistirem muito mais ao desgaste, terem um aspecto mais natural e não sofrerem alterações na cor com o tempo.
 Por outro lado são muito mais caros e difíceis de reparar quando se partem e levam a uma maior reabsorção do que resta do osso alvéolar por serem mais duros.
 
Há porém que ter em consideração que as próteses removíveis têm um período de vida limitado pelas contínuas alterações da boca e pela degradação dos materiais usados.