Periodontia

A Periodontia cuida dos tecidos ao redor do dente (periodonto) como a gengiva e ligamentos periodontais. A Periodontia abrange ainda os tratamentos para gengivites, periodontites, cirurgias de gengiva, enxertos gengivais, recuperação dos dentes como um todo.

Veja como evolui uma doença periodontal:

Gengivite:
É o primeiro estágio da doença periodontal, ainda reversível. Ao deixar os dentes sujos e contaminados por placa bacteriana, a gengiva se torna inchada e sangra um pouco, principalmente durante a higienização.

Periodontite:
É uma doença muitas vezes indolor e caracteriza-se por processos inflamatórios nos tecidos moles que, no caso da Periodontite, leva a perda do osso ao redor dos dentes, resultando na perda dos mesmos.

Complicações em Periodontia:
Pesquisas recentes revelam que infecções como estas, de origem bucal, podem disseminar e causar infecções em outros órgãos e até nascimentos prematuros. Por isso a necessidade de uma boa higienização e controle adequado do seu profissional periodontista ou clinico geral.

Esclarecendo dúvidas frequentes sobre Periodontia:

1 - Como posso saber se já tenho doença periodontal?
O sinal mais característico na DOENÇA PERIODONTAL é o sangramento, mas devemos estar atentos também para as alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.

2 - Ao perceber sangramento durante o uso do fio dental, devo suspender esse procedimento de limpeza?
Não, desde que esteja passando o fio corretamente. O sangramento denota a presença de bactérias nessa região e, dessa forma, é conveniente continuar com o uso do fio na tentativa de removê-las. É o sinal para que você procure seu dentista.

3 - Qual a causa da doença periodontal?
A placa bacteriana aderida ao dente é a única causa, porém, algumas alterações na gengiva podem estar associadas a causas hormonais, uso de alguns medicamentos, queda de resistência etc.

4 - Existem medicamentos indicados para o tratamento em Periodontia?
Não é possível o tratamento desta doença somente com medicamentos, sejam estes locais ou sistêmicos. A placa bacteriana aderida ao dente tem que ser removida mecanicamente pelos periodontistas ou seu dentista clinico geral.

5 - Como é realizado o tratamento de Periodontia pelo cirurgião-dentista?
É feito com a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas; para facilitar o acesso.

6 - Uma vez tratada a doença periodontal, os tecidos recuperam-se integralmente?
Não, sempre ficam seqüelas, com exceção das gengivites. A doença periodontal deixa como seqüelas alterações estéticas como: deslocamento na posição do dente, retração gengival com conseqüente aumento no comprimento do dente, etc. Existem procedimentos cirúrgicos e protéticos que podem miminizar esses defeitos.

7 - De quando em quando se fazem os retornos para a manutenção após o tratamento de Periodontia?
As visitas para manutenção devem assegurar a estabilidade da condição de saúde alcançada com o tratamento e, assim, evitar tanto a o progressão da doença como a sua recidiva. Nos casos mais avançados, recomenda-se uma periodicidade de 3/3 meses e de 4/6 meses para a maioria das pessoas.

8 - Qual é a relação entre doenças periodontais e doenças sistêmicas?
Pesquisas mostram uma inter-relação entre doenças periodontais e problemas sistêmicos, tais como: problemas respiratórios, osteoporose e nascimentos de crianças prematuras e com baixo peso.

Também é encontrado na literatura de Periodontia que pessoas com doenças periodontais são duas vezes mais susceptíveis a sofrer doenças cardíacas. As doenças periodontais atingem 75% da população maior de 25 anos de idade. Portanto, fique atento a alguns sinais das doenças periodontais:
• Sangramento gengival;
• Mau hálito persistente (halitose);
• Gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis;
• Gengivas que se afastam dos dentes (retração).
• Pus entre a gengiva e o dente;
• Alteração no formato gengival;
• Freqüentemente indolor (assintomático);
• Mobilidade dentária

9 - As doenças relacionadas a Periodontia podem afetar o coração?
Sim. Pessoas portadoras de febre reumática, prolapso de válvula mitral ou sopro cardíaco podem necessitar de antibioticoterapia prévia a procedimentos periodontais. Isto porque durante o tratamento gengival, bactérias causadoras de doenças periodontais podem alcançar a corrente sangüínea e colocar o paciente em risco para a endocardite bacteriana (inflamação no revestimento e válvulas cardíacas).

ALERTA!
Muitos tipos de doenças cardiovasculares podem ser prevenidas diminuindo os seus fatores de risco, dentre eles as doenças periodontais. Apenas um cirurgião-dentista (periodontista) e cardiologista serão capazes de determinar se suas condições periodontais e cardíacas requerem antibioticoterapia prévia aos procedimentos periodontais. As doenças cardiovasculares afetam milhões de brasileiros. É a segunda causa de óbito no país.