Você está aqui

Ortodontia

Aparelhos Móveis, Aparelhos Fixos Metálicos e Transparentes.

Ortodontia é uma especialidade da Odontologia que atua no diagnóstico, tratamento e prevenção das irregularidades dos dentes e da face. No passado, o tratamento de Ortodontia estava associado às crianças, porém, hoje não existe idade máxima. Os adultos normalmente preferem os brackets estéticos, que tem a cor do dente e quase não aparecem.

A Ortodontia é responsável por, além de corrigir os dentes mal posicionados, auxiliar a boca, os músculos da face e os dentes, pois funcionam sempre juntos.O  tempo do tratamento Ortodôntico depende de vários fatores, mas em média, leva-se de 12 a 36 meses.

A maioria das pessoas imaginam que a correção de dentes, através da Ortodontia, deve ser feita na adolescência, porém, o 

melhor é que uma primeira avaliação seja feita nos dentes de leite por volta dos 4 e 5 anos de idade. Cuidando desde cedo, previnem-se diversos problemas, como doenças periodontais, cirurgias corretivas no futuro, extração de dentes e tratamentos longos. Quando alguma das partes está alterada, interfere na estética da face, na fala, na deglutição e até mesmo na respiração.

Esclarecendo dúvidas freqüentes na Ortodontia:

 
1- Por que existem casos que ocorre a recidiva na Ortodontia, onde os dentes voltam para posição original?
Para que se estabilizem e permaneçam os dentes na posição desejada, além da contenção adequada e um correto ajuste dos dentes, durante e principalmente após o tratamento de ortodontia, deve-se sempre realizar um controle determinado pelo profissional, pois o desequilíbrio da parte respiratória ou muscular (lábio e língua) são um dos grandes fatores que podem alterar a posição dos dentes.
 
2- Qual vantagem, além da estética,  a Ortodontia pode me trazer?
A correção da posição dos dentes não é simplesmente uma questão estética. Os dentes mal posicionados podem causar cáries e problemas gengivais levando a sua perda precoce. Muitas vezes é impossível fazer uma boa escovação, ou mesmo passar fio dental entre os dentes situados em posições de difícil acesso.
 
3- Por que normalmente na Ortodontia solicita-se a extração dos dentes 3ºs molares conhecidos como sisos?
Existem varias situações onde estes dentes podem interferir futuramente na saúde dos demais, sugerindo assim sua extração: quando ha acúmulo de placa devido a dificuldade de acesso e cáries ou pela posição.