ODONTOLOGIA PARA GESTANTES E BEBÊS

COMO CRESCER SEM CÁRIES?

Estudos científicos comprovam que a prevenção deve começar na vida intra-uterina e acompanhar o bebê durante os primeiros meses e anos de sua vida; assim, o dentista pode orientar os pais sobre a melhor maneira de proceder com relação ao desenvolvimento e crescimento bucal saudável, com o objetivo de evitar doenças bucais ao longo da vida.

•   Por quê fazer uma visita ao dentista durante a gestação?

1 - Para evitar que a bactéria da cárie seja transmitida da mãe para o bebê;

2 - Para verificar se a gestante apresenta alguma infecção na boca ou nos dentes, o que aumentaria a pos sibilidade de má-formação, parto prematuro ou do nascimento do bebê com baixo peso.

3 - Para receber orientações sobre o ato de mamar no peito, que tem papel fundamental na formação cor­reta da arcada dentária e da musculatura facial do bebê.

4 - Para receber várias dicas importantes, como por exemplo:

O aumento excessivo de temperatura no corpo da gestante pode causar desde manchas até a má-formação nos dentes e lábios do bebê, pois quando uma criança nasce, ela já tem pratica­mente formados quase todos os 20 dentinhos de leite que nascerão na sua boca.

No útero materno, o bebê ingere o liquido ao seu redor, que muda de sabor de acordo com a ali­mentação da mãe; por isso, ela deve evitar ali­mentos açucarados, que irão habituar o paladar do futuro bebê desde cedo ao consumo de doces.

Por quê levar o bebê ao dentista?

Porque nesta primeira consulta odontológica, que deve ocorrer por volta dos 6 meses, o dentista especializado orientará e dará dicas importantes sobre a técnica de higienização correta, dieta/freqüência correta, prevenindo assim a instalação de maus hábitos e problemas futuros, como por exemplo, a cárie antes dos 3 anos, utilização de mamadeira como chupeta, chupar chupeta, dedo, etc...

Para finalizar, você sabia que para cada $1 (um dólar) investido em prevenção, você economiza $32 (trinta e dois dólares) em tratamento* ? Por isso, não esqueça de visitar seu dentista regularmente!

E sorria muito, pois não é apenas a cárie e a gengivite que são contagiosas, sua alegria também é. O sorriso não custa nada para quem dá e vale muito para quem recebe!