Você está aqui

Odontogeriatria -“Dentista Geriatra”

Até poucos anos atrás, em Odontologia não se pesquisava tanto sobre tratamentos e melhora na qualidade de vida para idosos, porém, hoje com a Odontogeriatria isso mudou.
 
A clinica Masuda Saúde e Odontologia trata Odontogeriatria e contamos com pessoal devidamente treinado para cuidar da saúde bucal de idosos, tratando e prevenindo os problemas comuns a essa faixa etária.
Os pacientes atendidos em Odontogeriatria se integram socialmente, psiquicamente e funcionalmente muito melhor, pois a Odontogeriatria trabalha tanto na prevenção de doenças bucais que podem aumentar os riscos de doenças sistêmicas, quanto na recuperação da auto estima e qualidade de vida.
No processo de envelhecimento a Odontogeriatria cuida dos dentes retendo-os com todas as alterações próprias da faixa etária. Outros pontos observados na Odontogeriatria é a preocupação com a fonética e estética facial. O paciente é orientado pela dentista geriatra quanto à higienização, dieta alimentar e a visita regular ao profissional.
Também quando estamos trabalhando em Odontogeriatria a halitose e sensação de boca seca são fatores que nos preocupamos muito, devido às alterações próprias da faixa etária
Uma das dúvidas que o paciente de Odontogeriatria apresenta ao dentista geriatra é: "até quando é possível fazer implantes" ? 
A esta dúvida quem responde são os exames do estado geral do paciente ,bem como a quantidade óssea.
Outra dúvida frequente em Odontogeriatria é: " será que vale o investimento de tempo e financeiro diante da idade que tenho" ?
Normalmente os pacientes perdem a qualidade de funcionabilidade do aparelho mastigatório pouco a pouco, promovendo uma adaptação. Quando se restabelece, normalmente são estes mesmos que indicam e orientam as pessoas próximas com as quais tem mais intimidade devido ao ganho de qualidade de vida.
 
 
Na moderna prática da medicina geriátrica, tanto o dentista quanto o médico geriatra comunga dos mesmos ideais em tornar o idoso um ser feliz em uma fase tão importante de sua vida, mantendo ou restabelecendo suas funções, onde em nosso caso, a vital integridade do sistema mastigatório. Hoje, devido à novidade do atendimento domiciliar odontológico, a praticidade desta modalidade torna muito mais fácil e seguro o controle da saúde bucal na Odontogeriatria.